quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Django Livre


Django Unchained

Ano: 2012

Com: Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson, Jonah Hill, Kerry Washington.

Direção: Quentin Tarantino

História: Ambientado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários o leva ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.
        Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos. 



    O filme recebeu cinco indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Som e Melhor Fotografia. E o Quentin Tarantino já ganhou o prêmio de melhor roteiro no Globo de Ouro e o Christoph Waltz como melhor ator coadjuvante.

    Schultz e Django formam uma dupla que vai chocar as fazendas sulistas quando os seus proprietários racistas verem um negro não só vestido dentro de um figurino bastante colorido e sofisticado mas também montado a cavalo, como um homem livre.


    O filme tem a escravidão como foco central e o Tarantino abusa do sangue sem dó (como sempre). Nas quase 3 horas de filme, você verá muitas chibatadas, muitos tiros, muito sangue e explosões, bem ao estilo do diretor. No meio de tantas cenas sanguinárias o destaque fica com Christoph Waltz (que já havia trabalhado com o Tarantino em Bastardos Inglórios, e que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante), que domina o ínicio do filme até surgir Leonardo DiCaprio (o que foi mais uma excelente interpretação ignorada pelo Oscar).


    Mesmo tendo boa atuação e presença, o protagonista Jamie Foxx desaparece diante das performances incríveis de Waltz e DiCaprio. Não esquecendo também do Samuel L. Jackson e seu personagem quase que irreconhecível. Samuel L. Jackson já é parceiro de Tarantino desde Pulp Fiction, e mesmo que não esteja sendo lembrado nas premiações de ator coadjuvante, é como sempre excepcional.


    A trilha sonora é vasta e totalmente eclética, vai do hip hop ao blues, pontuando as impressionantes perfeições das cenas. Tem cenas maravilhosas que dá vontade de assistir ao filme de novo só por causa delas, o que mostra que Tarantino sabe bem valorizar seus filmes. 

    Este é o sétimo filme de Tarantino e como vocês conhecem, tem muito sangue. Sangue espirra pra todos os lados, em todas as direções. Além dessa marca registrada, o filme também tem bons diálogos e sempre bem irônicos. Nesse filme você se diverte, ri e sente raiva. Eu senti raiva pela escravidão, que é um fato histórico que eu realmente detesto e acho ridículo, mas o filme retrata bem e acho que apesar de achar algumas coisas bem cruéis, aquilo ali não é nem metade do que os negros realmente sofriam antigamente.


    Esse filme estréia amanhã (18) aqui no Brasil, e recomendo você a assistir se ficou interessado após ler essa resenha. É um filme realmente bom, e se ganhar como Melhor Filme no Oscar, ficarei feliz por essa equipe que trabalhou nesse filme, para que ele virasse realmente um sucesso.

Curiosidades: 
    Jamie Foxx é o protagonista, mas ele entrou no lugar deixado por Will Smith, que abandonou o projeto. (Eu amo o Will Smith, mas não consigo imaginar ele fazendo o papel de Django. Acho que foi melhor assim!)


    Joseph Gordon-Levitt teve que abandonar o elenco. O ator se afastou da produção para se dedicar à direção da comédia 'Don Jon's Addiction'. (chateada...)

    A obra é parcialmente inspirada em 'Django' (1956)

    Django Livre marca a quinta parceria entre Samuel L. Jackson e Quentin Tarantino. Eles trabalharam juntos em Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994), Jackie Brown (1997), Kill Bill - Volume 2 (2004) e Bastardos Inglórios (2009).

    Em uma das cenas do filme o ator Leonardo DiCaprio se machucou sério em uma mesa de vidro, mas a cena foi tão bem executada que está no filme. Todo sangue que você ver nessa cena, é realmente do ator. (Mas na cena você fica "WTF de onde veio isso", porque realmente aparece do nada o sangue! haha tadinho :c)





Em duas frases:  “I like the way you die, boy!” e
                          “The D is silent.”







4 comentários:

  1. Já havia visto um filme chamado Django, mas é muito antigo. Bom saber desse, vou ver. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve um em 1956, e o Django Unchained é parcialmente inspirada nele! Você vai gostar!

      Excluir
    2. Foi esse mesmo que vi pensando que ia odiar. Mas valeu a pena. Tomara.

      Excluir

Comente!