quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Max e os Felinos X Life of Pi

    História de plágio não é raro de encontrar, quando o sucesso é grande maior a chance de aparecer suposições de onde o autor ou diretor se baseou para chegar a uma nova história nem tão original assim. Não é segredo pra ninguém que o filme As Aventuras de Pi é baseado em um livro publicado em 2001 por Yann Martel, o “Life Of Pi”. Esse livro foi acusado de plágio há alguns anos, plágio de um livro brasileiro “Max e Os Felinos” de Moacyr Scliar lançado em 1980 no Brasil e 1990 no Reino Unido.


    No livro de Moacyr conta a história de um adolescente judeu foge da Alemanha nazista em um barco e, após o seu naufrágio, ele encontra-se perdido no oceano dividindo um bote com um jaguar. No livro de Yann , Pi é filho do dono de um zoológico na Índia e após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento e se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre.  Anos depois, Martel admitiu ter se baseado na mesma premissa do livro brasileiro e inseriu uma nota de agradecimento no prefácio de sua obra.

O Moacyr, autor brasileiro, falou sobre o assunto alguns anos atrás:



    Ser acusado de plágio é totalmente deselegante, mas se basear em outras histórias sem dar seus devidos créditos também. Não li nenhum dos dois livros e não posso falar se realmente são bem parecidas as histórias, mas confesso que lendo brevemente a sinopse dos dois livros não achei como um plágio. Tem a ideia de um menino no meio do oceano com um animal, mas aparentemente os livros são focados em temas diferentes, pelo menos a sinopse me passou essa impressão.

O que você acha sobre isso tudo? Acha mesmo que o livro de Martel é um plágio de Moacyr?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!